Revisão do Plano Diretor

Prefeitura do Município de Piracicaba

Prazo para apresentação de propostas para a Revisão do Plano Diretor termina no dia 15 desse mês

Autor: João J. Souza

O prazo para a população apresentar propostas para ao Processo da Revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento no site do Ipplap – Instituto de Pesquisa e Planejamento de Piracicaba (www.planodiretor.piracicaba.sp.gov.br), termina no próximo dia 15/07. Após esta data, as propostas serão sistematizadas pela coordenação do processo de revisão do plano Diretor.

Com o objetivo de facilitar o encaminhamento das propostas, as pessoas deverão se cadastrar no site acima e optar por um dos temas: urbano, rural, social, econômico, ambiental e mobilidade.

O próximo passo será a Conferência que acontece no dia 28 de jullho, às 08h, no Armazém da Paulista, para pactuar com a sociedade civil as propostas, definindo as estratégias e os instrumentos mais adequados, considerando as características e os objetivos do município, que farão parte do Plano Diretor. Em seguida, o PDD é escrito em forma de projeto de lei, para aprovação do Conselho da Cidade. No final do segundo semestre, será enviado para apreciação na Câmara de Vereadores.

Uma das etapas importantes da Revisão do Plano foi a realização das oficinas em diversas regiões da cidade (Oeste, Leste, Sul, Centro e Rural), onde a comunidade debateu os problemas que ela enfrenta, ou sente, em relação à cidade, nas diversas áreas, como mobilidade, saneamento, estrutura urbana, segurança, habitação e meio ambiente.

Todas as informações colhidas nas Oficinas fizeram parte da leitura participativa que subsidiará o Plano. “É a visão da população sobre o município. A participação da sociedade civil é de extrema relevância”, ressalta o diretor-presidente do Ipplap, Arthur Ribeiro.

Entidades representativas da cidade como o Comdef (Conselho Municipal de Proteção, Direitos e Desenvolvimento da Pessoa com Deficiência), Coplacana (Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo), Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), Agenda 21, além ser servidores públicos, realizaram encontros com técnicos do Ipplap, para esclarecer questões relativas à Revisão do PDD.

Outro evento significativo foi a Apresentação da Leitura Participativa e Encaminhamentos do Processo da Revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento, realizada em junho no Anfiteatro do Centro Cívico, com a participação de diversos segmentos da sociedade. Durante o evento foi apresentado o resultado das discussões das 16 oficinas realizadas.

Segundo Arthur Ribeiro, com essas etapas, ficou evidente o caráter democrático e transparente de todas as discussões envolvendo a Revisão do PDD.

Notícia publicada no site da Prefeitura Municipal de Piracicaba (http://www.piracicaba.sp.gov.br/prazo+para+apresentacao+de+propostas+para+a+revisao+do+plano+diretor+termina+no+dia+15+desse+mes.aspx)

voltar
Desenvolvido por Centro de Informática - Prefeitura do Município de Piracicaba
Utilizando as tecnologias Wordpress - Free and open-source content management system jQuery - Write less, do more.