Proposta: Mudança do Zoneamento na Região do Jardim Europa

14 de julho de 2018

Tema: DESENVOLVIMENTO ECONôNICO

Para quase 90% dos proprietários/moradores conforme abaixo-assinado já protocolado junto ao IPPLAP, a AVENIDA SUÍÇA deve ter autorização para uso também comercial, com restrições para garantir usos de baixo impacto, ou seja, com pouco barulho, sem bares e boates, etc.. Desta forma, o padrão do bairro irá permanecer o mesmo embora seja permitido o uso comercial; Essa proposta tem o apoio da vizinhança moradores das ruas Dona Eugênia, Doutor Paulo Pinto, Doutor Alvim, Barão de Piracicamirim, Av. Duque de Caxias, Av. Holanda, Fernando Febeliano da Costa, Samuel Neves, Dr. João Desde a sua formação há 60 anos atrás, principalmente, após a alteração do uso da avenida Carlos Botelho e, posteriormente, do bairro São Dimas o bairro Jardim Europa sofreu grandes modificações, com completa descaracterização como zona residencial; Há forte tendência de aumento da taxa de desocupação, hoje de mais de 20% dos imóveis pela predominância de proprietários e moradores com “maior” idade, em imóveis grandes com alto custo de manutenção; Será bom para o desenvolvimento da cidadeco essa rua (ou ruas neste bairro) com permissão para uso comercial de baixo impacto, como lojas, clínicas, escritórios. Importante ressaltar que essa região já está rodeada de comércio, em todas as direções e neste particular, a Av. Suíça, por ser a primeira paralela da AVENIDA CARLOS BOTELHO é fortemente impactada peloa movimentação dos restaurantes, bares, lojas, farmácias, bancos e até um Clube privado. Em adição, a Av. Suíça tem intenso trânsito de veículos com velocidade acima da permitida, por ser alternativa viária à própria Av. Carlos Botelho. Tanto a Av. Suíça como ruas adjacentes no Jardim Europa (já citadas) já perderam as antigas e sonhadas características de zona residencial, sendo irreversível esse quadro. Há vários anos existem problemas com estacionamento, muitos "guardadores de carros" (pelos bartes, restaurantes e bancos da Carlos Botelho), falta de segurança dia e noite, etc. Os moradores pagam vigilância privada 24 horas por dia para poderem entrar e sair de suas residências. O grande número de imóveis vazios contribui para isso. E a alteração solicitada PODE revitalizar a região, com geração de empregos e renda.